Comentários e queixas

Credit: Marije Van Woerden

Comentários

WWOOF é uma comunidade de pessoas que acreditam que partilhar uma experiência WWOOF é uma maneira de aprender a viver em conjunto, apesar de haver diferentes maneiras de ser e de viver. Os comentários foram criados para ajudar Hosts e WWOOFers a ter uma melhor experiência, de acordo com as características de cada um.

Sugerimos que…

  • Forneça informações úteis para outros WWOOFers que estão à procura de um Host;
  • Escreva respeitando os princípios e objetivos da WWOOF;
  • Indique de forma objetiva as condições durante a sua experiência: oportunidade de aprendizagem, alojamento, alimentação, trocas com o host / WWOOFer;
  • Mantém um tom educado e cortês.

Pode …

  • Escrever sobre como se sentiu pessoalmente;
  • Descrever experiências.

Deverá evitar…

  • Atacar pessoalmente, difamar, insultar, agredir verbalmente, generalizar críticas sobre quaisquer membros da WWOOF;
  • Apresentar opiniões sobre qualquer membro do WWOOF;
  • Usar palavrões, linguagem sexista, agressiva, grosseira ou politicamente ofensiva;
  • Incluir links para qualquer site racista, ofensivo ou pornográfico;
  • Conteúdo direto sobre uma pessoa em particular.

Se sentir que há um motivo forte para criticar um WWOOFer ou um host pessoalmente, deve escrever para a equipa da WWOOF. Qualquer comentário ou resposta escrita pública que contenha esse conteúdo será excluída imediatamente.

As decisões do moderador são definitivas.

Se desejas reclamar sobre um comentário excluído, entra em contato connosco diretamente em sara@wwoof.pt.

Mais sobre a nossa política sobre os comentários: what-is-wwoofs-review-policy

Queixas

A experiência WWOOF é baseada em confiança e comunicação. Assim como incentivamos os membros a partilhar e divulgar as boas experiências, também convidamos os nossos membros a partilhar quaisquer problemas ou preocupações. É muito importante para a WWOOF que todos os membros participem com responsabilidade, de forma a podermos melhorar sempre a experiência WWOOF.

O objetivo deste procedimento é estabelecer regras claras que a direcção da WWOOF Portugal adota ao receber uma queixa.

A WWOOF Portugal não julga os seus membros, ou os seus sentimentos em relação às suas experiências. Acompanhará as preocupações de cada um, de forma a esclarecer se existem problemas, sugerir recomendações, conforme necessário, e verificar se o membro é adequado para o programa WWOOF.

Partilhar e reclamar é importante, e a equipa WWOOF encara com seriedade os relatos dos seus membros. Agradecemos aos membros que nos ajudam a promover uma melhor experiência WWOOFing para todos!

WWOOFer reclama sobre um anfitrião

Classificamos como queixas todas as situações que não respeitam os princípios básicos do WWOOF (experiência educacional, refeições simples, acomodações básicas, experiência não monetária). Estas situações podem incluir desrespeito ao WWOOFer, roubo, abuso de drogas, discriminação de qualquer tipo, assédio sexual, entre outras.

Desacordo pessoal ou conflito de personalidades não serão consideradas como queixas formais, por mais respeito que nos mereça a sua leitura e informação.

Caso se tenha confrontado com uma dessas situações, deverá responder às perguntas abaixo e fazer uma queixa. Podemos pedir mais detalhes sobre a experiência em geral, não leva a mal, é para podermos melhor intermediar. Esperamos abertura e disponibilidade de quem reclama, de forma a tentar resolver a situação.

Acionaremos então o procedimento de queixa, que envolve confrontar o Host com a queixa, dar conselhos ou tomar medidas na tentativa de garantir que a situação não aconteça novamente, de forma que a experiência em cada quinta seja uma experiência feliz.

Se o WWOOFer desejar, garantimos o seu anonimato.

Após analisar a situação, a direcção da WWOOF Portugal decidirá se a situação é ou não considerada uma queixa.

Ao receber 3 queixas no prazo de 5 anos, a conta do host será anulada na WWOOF e removida da lista de hosts. Em situações extremas, a conta do host pode ser suspensa de imediato.

Host reclama sobre um WWOOFer

Classificamos como queixa todas as situações que não respeitam os princípios básicos do WWOOF (vontade em ajudar e aprender). Estas situações podem incluir desrespeito ao anfitrião ou vizinhos, roubo, abuso de drogas, assédio sexual, discriminação de qualquer tipo, entre outras.

Desacordo pessoal ou conflito de personalidades não serão consideradas como reclamações formais, por mais respeito que nos mereça a sua leitura e informação.

Caso se tenha confrontado com uma dessas situações, deverá usar às perguntas abaixo e fazer uma queixa. Podemos pedir mais detalhes sobre a experiência em geral, ou a situação, não leva a mal, é para podermos melhor intermediar. Esperamos abertura e disponibilidade de quem reclama, de forma a tentar resolver a situação.

Isto acionará o procedimento de queixas, que envolve confrontar o WWOOFer com a queixa e, após uma semana, ele será banido da WWOOF caso a queixa seja confirmada. Caso o comportamento do WWOOFer possa ser uma ameaça para outros hosts, a WWOOF enviará um alerta a todas as quintas com a descrição física, fotos e explicações detalhadas sobre o que aconteceu.

Após analisar a situação, a direcção da WWOOF Portugal decidirá se a situação é ou não considerada uma queixa.

No caso de uma queixa sobre um WWOOFer pelo motivo de este não chegar ou não informar com pelo menos 7 dias de antecedência uma visita acordada, o WWOOFer pode ser banido da WWOOF Portugal.

Informação para fazer uma queixa:

Antes de fazer uma queixa, sugerimos que reflicta sobre o assunto e decida se deseja apenas comentar alguns aspectos negativos de uma estadia ou se os acontecimentos que levaram à sua insatisfação são de facto motivo para uma queixa. Se acha que são sérios, a única maneira de fazer algo a esse respeito e garantir que futuros WWOOFers ou hosts não sejam submetidos à mesma situação, é iniciar o procedimento preenchendo e enviando as respotas às perguntas abaixo. Não se sinta intimidado nem envergonhado. Levamos as queixas a sério e tomamos uma atitude a respeito de cada uma.

Algumas informações importantes que devem estar presentes na queixa:

  • Nome do membro;
  • Nome do anfitrião / WWOOFer e pessoas envolvidas no problema;
  • Datas da sua estadia;
  • Havia mais WWOOFers na quinta? Se sim, por favor, dê-nos o nome deles;
  • Experiência geral;
  • Descrição detalhada do que aconteceu;
  • Consegiu ou tentou falar do problema?

WWOOF é uma Associação que permite contactos personalizados. Nós fornecemos contactos, mas não nos envolvemos nas interações individuais entre WWOOFers e hosts: estes são acordos privados. Por esse motivo, a WWOOF nunca iniciaria processos criminais ou reportaria casos à polícia. Toda a investigação desta natureza será deixada para os profissionais. No entanto, a WWOOF colaborará com as entidades competentes no âmbito da Lei.