Bolsa para Hosts 2024

Promover a solidariedade entre as pessoas e uma economia ética” é um dos objetivos básicos do movimento WWOOF em todo o mundo.

Todos os anos, desde 2011, a WWOOF Portugal tem vindo a apoiar financeiramente HOSTS para desenvolver um projeto de agroecologia/sustentabilidade na sua quinta. Cada ano oferecemos uma bolsa de 500 euros para este fim.

A ideia é fortalecer ainda mais a agricultura biológica e o voluntariado, financiando projetos de melhorias ou inovação nas quintas.

Como exemplo, as quintas podem apresentar (mas não estão limitados a) projectos para a criação de novos habitats, agroflorestais ou canteiros elevados, projetos de plantação de árvores, construção de casa de banho seca, coleta de água, criação ou melhoria dos alojamentos para WWOOFer, etc…

Quem pode participar?

HOSTS que são membros da WWOOF Portugal há pelo menos 1 ano.

Como funciona?

1- Deverá apresentar um projeto através deste FORMULÁRIO dentro do período de submissão (fev/2024). Aconselhamos que dedique algum tempo e cuidado ao apresentar o projecto, descrevendo o cronograma e os custos. Um projeto que é realista tem muito mais chances de ser aprovado!

2- Com base principalmente na Missão e Valores da WWOOF, um painel independente de colaboradores da WWOOF PT escolherá o projeto a ser financiado;

3- Após a assinatura do contrato, quem for selecionado receberá 250 euros para iniciar o projeto. Pequenos relatórios sobre o andamento do projeto podem ser necessários.

4- Quando o projeto estiver concluído, deverá ser enviado um Relatório Final (prazo 31/Outubro/2024). Só depois do relatório ser entregue é que receberá os restantes 250 euros.

O que posso incluir como custo do projeto?

Pode incluir materiais ou ferramentas essenciais que deve comprar para concluir o seu projeto.

Não pode incluir o seu tempo de trabalho, mas pode incluir o tempo de trabalho para assistência especializada que não é capaz de fazer, ou seja, se precisar contratar um profissional para uma parte específica do trabalho.

Ao inscrever-se, encorajamos a pensar na sua quinta e como pode ser melhorada. Então considere algum planeamento da sua parte, o financiamento oferecido pela WWOOF Portugal e a ajuda voluntária da comunidade WWOOF, verá que muitas mãos tornam o trabalho muito mais leve! Quanto mais envolvimento de WWOOFers, melhor – vamos trabalhar juntos para partilhar habilidades e fazer isso acontecer. Estamos ansiosos para colaborar no seu projecto!

Como posso provar que o projeto está concluído?

O Relatório Final do Projeto deve ser enviado até dia 31 de outubro de 2024. Nesse relatório, pedimos que inclua de 5 a 10 fotos e um vídeo de 3 a 5 minutos (simples, pode ser feito com a câmara do seu telemóvel!) mostrando o processo de execução. Todas essas imagens poderam ser usadas pela WWOOF para promoção nas nossas redes sociais.

E não se preocupe se tirar fotos e editar vídeos não for realmente sua praia: lembre-se de que há sempre WWOOFers prontos para esse tipo de tarefa!

Também é importante saber que alguém da equipa WWOOF Portugal poderá visitar a sua casa antes e depois do início do seu projeto.

Mais alguma pergunta? Contacte ana@wwoof.pt

Aqui podem ver quem ganhou a Bolsa nos anos anteriores:

2023

O projeto vencedor em 2023 investiu a bolsa na construção de um chuveiro e casa de banho ecológica. As águas cinzentas são aproveitadas para irrigação e as águas sanitárias são encaminhadas para um digestor subterrâneo, para reutilização como composto, posteriormente, após avaliação das condições sanitárias.

2022

Em 2022, algumas galinhas ganharam uma casinha nova, um galinheiro de madeira! E, como a quinta decidiu usar materiais reciclados em parte da construção, ainda sobrou dinheiro para investir em mudas de árvores para criar uma barreira verde e para trabalhar o solo!

– – – Devido à pandemia, as edições de 2020 e 2021 tiveram de ser canceladas – – –

2019

A bolsa de 2019 foi para montar um chuveiro solar dentro de uma estufa.

Como em muitos chuveiros solares, o projeto é composto por um sistema de aquecimento de 100 metros de tubo preto, um tanque de armazenamento de 300 L e uma cabine de duche feita principalmente com madeira da quinta.

A ideia foi construir todas as 3 partes do sistema numa pequena estufa virada para sul que também serve para o cultivo de hortaliças. O chuveiro solar ajuda a manter a estufa quente, enquanto a estufa também ajuda a manter a água e a cabine a uma temperatura agradável.

2018

Implementar e gerir uma “forest garden” com base tanto na experiência com horticultura comercial como na agricultura sintrópica de Ernst Gotsch.

2016

Devido a um grande incêndio que destruiu totalmente uma quinta anfitriã na Ilha da Madeira, doamos o valor da bolsa diretamente a eles sem abrir concurso.

2015

Este ano a bolsa foi para organizar um workshop gratuito e construir uma casa de barro para WWOOFers.

2014

O projeto apoiado foi para construir um tanque de água de 10.000 litros e 700 metros de sistema de irrigação.

Este projeto permitirá à quinta ampliar a sua horta e ter menos trabalho durante a longa estação seca.

2013

Em 2013, a bolsa serviu para construir um bloco de duche com a água fornecida pelo rio através de uma bomba RAM, aquecida com o sol e reciclada para depois regar a horta.

2012

Esta bolsa permitiu construir um telhado e comprar alguns equipamentos solares numa quinta no centro de Portugal.

Concluíram o projeto com sucesso e WWOOFers podem agora desfrutar de uma bela cozinha exterior!

2011

A bolsa foi inicialmente para cavar um lago que serviriá de reservatório de águas pluviais. Como a quinta subestimou o orçamento necessário para a construção do lago, desistiu da bolsa.

A bolsa foi então redirecionada para o segundo lugar e serviu para a construção de uma casa de barro que funcionaria como cozinha com um canto extra para produção e armazenamento de queijo.

Novo design do sítio Web da WWOOF

Novo design do sítio Web da WWOOF

Temos novidades! O sítio Web da WWOOF.PT mudou de aparência, tal como os sítios Web de 21 organizações congéneres que utilizam a Plataforma Comum da WWOOF. As alterações não são avassaladoras; apenas melhorámos a interface do sítio para o tornar mais acessível, fácil...

Concurso de Bolsa para Quintas abriu hoje!

Concurso de Bolsa para Quintas abriu hoje!

Se é uma quinta da rede WWOOF.PT e está connosco há pelo menos 1 ano, então esta notícia é para si! Todos os anos, em Fevereiro, a WWOOF Portugal atribui uma bolsa de 500€ para apoiar um projecto de agroecologia e /ou desenvolvimento sustentável nas quintas que...

Bolsa para Host 2023!

Bolsa para Host 2023!

Este ano a bolsa foi usada por uma quinta para construção de um chuveiro ecológico e casa de banho compostável. As águas cinzentas vão ser usadas na irrigação e o composto das águas sanitárias, que vão ser encaminhadas para um digestor subterrâneo, depois de testado o...

Concurso Fotográfico: Repórter WWOOF!

Concurso Fotográfico: Repórter WWOOF!

Se for Host ou WWOOFer nacional com experiência nas quintas lusitanas, deve concerteza querer participar no concurso que promove WWOOFing em Portugal é GIRO!! A ideia por trás do concurso é levar ao público geral as experiências que fazem do movimento WWOOF um caminho...

Free Membership – Última edição do ano! 🍂

Free Membership – Última edição do ano! 🍂

Olá, amante da WWOOF à espera de um empurrãozinho para inscreverem-se como WWOOFer em Portugal ainda em 2023! Todos os anos, a WWOOF Portugal oferece cerca de 20 subscrições gratuitas a pessoas que estejam genuinamente interessadas em contribuir para os nossos valores...