
“Promover a solidariedade entre as pessoas e uma economia ética” é um dos objetivos básicos do movimento WWOOF em todo o mundo.
Todos os anos, desde 2011, a WWOOF Portugal tem vindo a apoiar financeiramente um anfitrião para desenvolver um projeto de agroecologia/sustentabilidade na sua quinta. Cada ano oferecemos uma bolsa de 500 euros para este fim.
A ideia é fortalecer ainda mais a agricultura biológica e o voluntariado, financiando projetos de melhorias ou inovação nas quintas.
Como exemplo, as quintas podem apresentar (mas não estão limitados a) projectos para a criação de novos habitats, agroflorestais ou canteiros elevados, projetos de plantação de árvores, construção de casa de banho seca, coleta de água, criação ou melhoria dos alojamentos para os WWOOFer, etc…
Quem pode participar?
Todos os anfitriões que são membros da WWOOF Portugal há pelo menos 1 ano.
Como funciona?
1- O Anfitrião deverá apresentar um projeto através deste FORMULÁRIO dentro do período de submissão (fev/2023). Aconselhamos aos anfitriões a dedicar algum tempo e cuidado ao apresentar o projecto, descrevendo o cronograma e os custos. Um projeto que é realista tem muito mais chances de ser aprovado!
2- Com base principalmente na Missão e Valores da WWOOF, um painel independente de colaboradores da WWOOF PT escolherá o projeto a ser financiado;
3- Após a assinatura do contrato, o anfitrião selecionado receberá 250 euros para iniciar o projeto. Pequenos relatórios sobre o andamento do projeto podem ser necessários.
4- Quando o projeto estiver concluído, deverá ser enviado um Relatório Final (prazo 31/Outubro/2023). Só depois do realtório ser entregue é que o anfitrião receberá os restantes 250 euros.
What can I include as a cost of the project?
You can include essential materials or tools you must buy to complete your project.
You cannot include your working time but you can include the working time for a highly specialized job that you (or most of us) are not able to do i.e. you need to hire a professional for a specific part of the job.
When applying, we encourage you to think about your farm and how it can be improved. Then consider some planning on your part, the funding offered by WWOOF Portugal plus the voluntary help of the WWOOF community and you will see that many hands make the work much lighter! The more WWOOFer involvement the better – let’s work together to share skills and make it happen. We look forward to cooperating with you!
O que posso incluir como custo do projeto?
Pode incluir materiais ou ferramentas essenciais que deve comprar para concluir seu projeto.
Não pode incluir seu tempo de trabalho, mas pode incluir o tempo de trabalho para um trabalho altamente especializado que não é capaz de fazer, ou seja, se precisar contratar um profissional para uma parte específica do trabalho.
Ao inscrever-se, encorajamos a pensar na sua quinta e como pode ser melhorada. Então considere algum planejamento da sua parte, o financiamento oferecido pela WWOOF Portugal e a ajuda voluntária da comunidade WWOOF, verá que muitas mãos tornam o trabalho muito mais leve! Quanto mais envolvimento dos WWOOFers, melhor – vamos trabalhar juntos para partilhar habilidades e fazer isso acontecer. Estamos ansiosos para colaborar no seu projecto!
Como posso provar que o projeto está concluído?
O Relatório Final do Projeto deve ser enviado até dia 31 de outubro de 2023. Nesse relatório, pedimos que inclua de 5 a 10 fotos e um vídeo de 3 a 5 minutos (simples, pode ser feito com a câmera do seu telemóvel!) mostrando o processo de execução. Todas essas imagens poderam ser usadas pela WWOOF para promoção em nossas redes sociais.
E não se preocupe se tirar fotos e editar vídeos não for realmente sua praia: lembre-se de que há sempre um WWOOFer pronto para esse tipo de tarefa!
Também é importante saber que alguém da equipa WWOOF Portugal poderá visitar a sua casa antes e depois do início do seu projeto.
Mais alguma pergunta? Contacta isa@wwoof.pt
Aqui podem ver os vencedores da Bolsa dos anos anteriores:
2022



In 2022 some chickens got a brand new house, a wooden chicken coop! And, since the host decided to use recycled materials in part of the construction, there was still some money left over to invest in tree seedlings for a green barrier and soil recovery work in another area of the farm!
Em 2022, aumas galinhas ganharam uma casinha nova, um galinheiro de madeira! E, como o anfitrião decidiu usar materiais reciclados em parte da construção, ainda sobrou dinheiro para investir em mudas de árvores para criar uma barreira verde e para trabalhar o solo!
– – – Devido à pandémia, as edições de 2020 e 2021 tiveram de ser canceladas – – –
2019



A bolsa de 2019 foi para montar um chuveiro solar dentro de uma estufa.
Como em muitos chuveiros solares, o projeto é composto por um sistema de aquecimento de 100 metros de tubo preto, um tanque de armazenamento de 300 L e uma cabine de duche feita principalmente com madeira da quinta.
A ideia foi construir todas as 3 partes do sistema numa pequena estufa virada para sul que também serve para o cultivo de hortaliças. O chuveiro solar ajuda a manter a estufa quente, enquanto a estufa também ajuda a manter a água e a cabine a uma temperatura agradável.
2018

Implementar e gerir uma “forest garden” com base tanto na experiência com horticultura comercial como na agricultura sintrópica de Ernst Gotsch.
2016



Devido a um grande incêndio que destruiu totalmente uma quinta anfitriã na Ilha da Madeira, doamos o valor da bolsa diretamente a eles sem abrir concurso.
2015



Este ano a bolsa foi para organizar um workshop gratuito e construir uma casa de barro para os WWOOFers.
2014



Este anfitrião foi apoiado para construir um tanque de água de 10.000 litros e 700 metros de sistema de irrigação.
Este projeto permitirá ao anfitrião ampliar sua horta e ter menos trabalho durante a longa estação seca.
2013



Em 2013, a bolsa serviu para construir um bloco de duche com a água fornecida pelo rio através de uma bomba RAM, aquecida com o sol e reciclada para depois regar a horta.
2012



Esta bolsa permitiu construir um telhado e comprar alguns equipamentos solares numa quinta no centro de Portugal.
Concluíram o projeto com sucesso e os WWOOFers podem agora desfrutar de uma bela cozinha exterior!
2011



A bolsa foi inicialmente para cavar um lago que serviriá de reservatório de águas pluviais. Como o anfitrião subestimou o orçamento necessário para a construção do lago, desistiu da bolsa.
A bolsa foi então redirecionada para o segundo lugar e serviu para a construção de uma casa de barro que funcionaria como cozinha com um canto extra para produção e armazenamento de queijo.