Mulheres, vamos viajar sozinhas. A WWOOF ajuda-te!

Jun 26, 2023

Com alguma frequência a WWOOF Portugal recebe mensagens de raparigas WWOOFers prestes a iniciarem a sua jornada e preocupadas com a sua segurança durante a experiência. Como movimento, a WWOOF posiciona-se contra a violência do sistema patriarcal e faz esforços contínuos para que cada vez mais mulheres que viajam sozinhas possam se sentir seguras nas Quintas cadastradas na plataforma. Por isso, decidimos falar sobre como aumentar a segurança ao viajar sozinha fazendo WWOOFing. 

De antemão, é importante pensar que, em termos de segurança, Hosts podem estar tão ou até mais vulneráveis que WWOOFers ao aceitarem um pedido de estadia. Não acredita? Pois bem, na WWOOF Portugal, WWOOFers não necessariamente se submetem a uma pré-seleção, enquanto Hosts passam por uma conversa inicial de orientação antes de terem sua página publicada. Isso acontece para que Hosts recebam pelo menos orientação básica direta e tenham o mínimo de nossa atenção ao que for publicado no seu perfil quando do registo na plataforma. Pode ser bem válido esse exercício de olhar pelo lado de alguém que está a abrir o seu lar, genuinamente confiante em receber visitantes – e que, portanto, a ansiedade e os receios podem ser parecidos para ambas as partes. 

E é exatamente aí que acontece uma das mais belas mágicas da WWOOF: a comunicação entre Host e WWOOFer. Essa troca, que se dá desde a primeira mensagem, ajuda a construir uma relação de confiança e boa fé entre as partes. E, claro, existe ainda o suporte de toda a comunidade, que partilha avaliações e impressões entre membros após a experiência. 

Mas será que é mesmo simples assim? 

Olha, eu diria que sim! 

Mas se estás a ler este texto até aqui, é porque decerto esperas algo mais, instruções e sugestões especiais – principalmente se és mulher e se estás prestes a iniciar uma jornada de WWOOFer a solo. E estás com sorte, já que quem escreve é uma WWOOFer experiente, já na estrada desde 2016 pela Europa e América do Sul, maioritariamente voluntária em zonas rurais! Então, daqui, digo-te que está tudo bem e ofereço algumas dicas na busca de quintas para voluntariar.

Dicas para quem vai viajar sozinha pela primeira vez

– Dá preferência a quintas com referências, ou às que são geridas por mulheres ou famílias diversas;

– Escolhe um período de estadia em que haja mais WWOOFers na quinta para além de ti;

– Faz uma chamada de vídeo com a família anfitriã antes de confirmares a estadia;

– Procura quintas dentro ou perto das cidades; 

– Prioriza quintas que tenham fácil acesso à internet; 

Essas práticas foram de muita ajuda no início da minha vida nómada por zonas rurais, mas admito que com o tempo e experiência adquirida acabei pondo-as de lado. Pode parecer cliché ou conversa, mas a intuição pode mesmo ser uma grande aliada de nós, mulheres! Significa que abandonei todas as práticas de seleção? Absolutamente NÃO! 

Partilho, então, outra lista de cuidados e hábitos que fui adquirindo e aprimorando ao longo desses anos.

Cuidados que aprendi fazendo WWOOF

– Partilho a localização do meu telemóvel com pessoas de confiança; 

– Faço um plano de transporte: se não estou com carro próprio, levo comigo anotações sobre o transporte público, privado; mapeio centros de apoio (hospitais, delegacias, bombeiros…) na região e tomo nota das distâncias; 

– Pergunto a Hosts sobre as condições de alojamento. Não por restrição exclusiva por espaços privativos (embora não seja problema algum, se essa for a tua exigência!), mas porque a resposta a essa pergunta normalmente traz muitos indícios de como será a estadia e quais são as expectativas da experiência! 

– Proponho sempre um período de teste antes de me disponibilizar a estadias mais longas. Ainda que esteja buscando uma experiência de longo termo, digo abertamente que estou disponível pelos primeiros 15 dias e que nos avaliaremos mutuamente nesse período, a conversar sobre uma possível extensão do prazo.

– Certifico-me de ter um seguro! Seguro-saúde, seguro-viagem, do carro (se for o caso), dos itens pessoais mais valiosos… 

Em síntese, não há regra de ouro, tão pouco jornadas totalmente livres de riscos! Mas se eu tivesse somente um presente a oferecer a quem coloca os pés e o coração na estrada pelo voluntariado em agroecologia, seria a capacidade de ATENÇÃO. Com isso, fica mais fácil perceber e decidir o que te faz sentir verdadeiramente confortável, quais perguntas fazer. 

Por fim, CONFIAR sempre nos teus instintos ao viajar sozinha: lembra-te que pode ser normal sentir algo de desconforto ao chegar a uma nova quinta, com gente desconhecida. Mas não hesita em deixar a quinta antecipadamente caso sintas que esse desconforto vai além do que tua intuição te permite ficar. E, claro, conta sempre com a gente, aqui do outro lado! 

Esperamos que assim seja mais fácil ter uma boa, e segura, viagem.

Bom WWOOFing!

Free Membership – Última edição do ano! 🍂

Free Membership – Última edição do ano! 🍂

Olá, amante da WWOOF à espera de um empurrãozinho para inscreverem-se como WWOOFer em Portugal ainda em 2023! Todos os anos, a WWOOF Portugal oferece cerca de 20 subscrições gratuitas a pessoas que estejam genuinamente interessadas em contribuir para os nossos valores...

Vem trabalhar na WWOOF! 🔊

Vem trabalhar na WWOOF! 🔊

A WWOOF Portugal está a crescer! Estamos à procura de uma pessoa para atuar nas tarefas administrativas, de produção e de comunicação da organização! Sobre a WWOOF Portugal: Worldwide Opportunities on Organic Farms é um movimento mundial coordenado, em Portugal, pela...

Free Membership de Verão! ⛱

Free Membership de Verão! ⛱

Chamando amantes da natureza com interesse em viajar a conhecer Quintas em Portugal!! 🔈 Sabias que podes ter acesso às mais de 150 quintas da nossa base de dados, que nesse momento estão a ansiar por tua visita?E fica ainda melhor: sabias que não precisas pagar nada...

Oficina de construçao em Palha

Oficina de construçao em Palha

Uma bela oportunidade para aprender e ajudar a construir uma estrutura bonita em casa do nosso WWOOF Host. Pronto para a aventura? Entre em contato com Dan e sua família aqui: https://wwoof.pt/en/host/47486

Webinar para Hosts 👩🏽‍🌾

Webinar para Hosts 👩🏽‍🌾

No dia 12 de junho de 2023, às 18h00, hora de Lisboa, realizaremos um webinar para Hosts. O que é um webinar para Hosts?O webinar, esta conversa on-line, é dedicado aos hosts, especialmente aos novos hosts ou futuros Hosts! Apresentaremos o conceito WWOOF, valores e o...